Ligada à Brigham Young University, segunda maior universidade dos Estados Unidos, a BYU TV International quer ampliar o reconhecimento da marca e do canal no Brasil, levando entretenimento cultural ao povo brasileiro.
Conteúdo de qualidade, que envolve educação e cultura é um dos objetivos na produção dos programas da BYU Television International. Esse serviço da BYU Broadcasting, ligado à faculdade de comunicações da Brigham Young University, foi muito além da programação universitária. Um projeto piloto que se fortaleceu rapidamente estimulando que os estúdios ganhassem estrutura das maiores emissoras de tevê do mundo. Agora, a BYU TV International amplia seus limites de programação e de produção para o globo.
Seu foco é o Brasil e os países da América Latina. A Feira e Congresso ABTA 2011, principal evento de TV por assinatura e banda larga, que reúne os principais prestadores de serviços de TV por assinatura, banda larga e telefonia do Brasil e do mundo, será uma das portas de entrada.
Com objetivos claros e arrojados, a direção da emissora não quer só ser reconhecida no território brasileiro, como também atingir no mínimo, 500 mil novos lares brasileiros até o fim de 2011. Para isso, ela conta com o evento da ABTA para mostrar a que veio, mostrar sua força e fechar novos acordos com provedores de tevê por assinatura. “Temos um conteúdo motivador, educativo, divertido e inovador, voltado às famílias com filhos de todas as idades”, comenta Saul Leal, diretor do canal “Acreditamos que a qualidade do que produzimos, a diversificação de conteúdo em um só canal, o sinal aberto, tornando o acesso sem custo e nosso público fiel e cativo, tornam a BYU TV International muito atraente para parcerias, inclusive de promoção e publicidade conjunta”.
A BYU TV acredita que seu nicho de mercado pode atender aos interesses dos brasileiros. Ela, que nos últimos 10 anos tem focado sua programação no bem estar do ser humano, cresceu muito também no que se refere a diversidade da audiência. Em 2010, o canal duplicou o número de horas de produções originais o que gerou 122 horas de novo conteúdo. Em apenas dois anos, a emissora passou a atingir a marca de 1,6 milhão para a marca de 6 milhões de domicílios na América Latina. Guiada pelos valores da família, se tornou uma poderosa ferramenta para o enriquecimento educacional e entretenimento criando e produzindo programas que estimulam mudanças na vida pessoal, profissional e na consciência sócio ambiental.
Audiência
Além de 6,1 milhões de lares recebendo o canal, a BYU TV International tem expandido significativamente a audiência em redes sociais como Facebook, telefones celulares e através do website. De acordo com Saul Leal, em apenas três anos, a BYU TV alcançou em média mais lares do que muitos canais por assinatura. Na América Central, segundo a operadora Tigo de telefones celulares, eles recebem 11 milhões de acessos e, no México, 55 milhões de acessos, segundo a Telcel.
Conteúdo
Desenvolvido nos campus da Universidade de Brigham Young em Utah, Idaho e Havaí, e também em produções locais no Brasil, Argentina e México, o conteúdo da programação exibida pela BYU Television International inclui educação, esportes, família, viajem, ecologia, sociedade, culinária, saúde, entretenimento, tecnologia, arte e humanismo. Conteúdos adicionais são fornecidos por produtoras independentes como a BBC de Londres, a Bonneville International (incluindo KSL Television e Bonneville Communications) e muitos outros produtores ao longo do continente americano.
Programação
Dentro da programação da emissora, aproximadamente 25% são documentários, 35% espetáculos de música e dança, 15% esportes e 25% workshops. A programação infantil também marca presença. Eis alguns exemplos:
- Brasil Doce Lar é inspirado nas cartas de Evelyn, uma americana que se muda para o Brasil. É a história de como ela cresceu ao aprender a amar as pessoas, a cultura, o país, e as tradições do Brasil. É um relato de uma jovem família estabelecendo uma identidade individual e conjunta, enquanto criam laços permanentes de amizade com as pessoas e a terra brasileira que continuam por múltiplas décadas e gerações.
- Entornos Invisibles: Baseado em ciência, ficção e humor, este programa explora a ciência aplicada ao dia-a-dia.
- Gente Única: Um programa emocionante sobre as dificuldades e desafios de portadores de deficiência de vários tipos que vivem vidas normais e que inspiram o telespectador a apreciar a vida sob uma nova perspectiva.
- Aventura científica mostra várias pesquisas e leva o telespectador ao local das investigações. Biodiversidade, espécies ameaçadas de extinção, cultura popular, história, a interação entre o homem e a natureza, mudanças no clima e outros assuntos são explorados em detalhe.
- A Cozinha da Vovó: Ninguém melhor do que as avós para trazer aos familiares boas lembranças de experiências gastronômicas. A Cozinha da Vovó traz esse espírito. É um programa em que a apresentadora se reúne com avós de diferentes países para cozinhar um prato típico regional. Ambas saem às compras nos mercados locais atrás de especiarias, cozinham e compartilham saborosos momentos juntas. A apresentadora ainda conduz seu telespectador para uma viagem dentro da geografia, cultura e gastronomia de cada região.
BYU TV International – Estante C10BYU Television intenational - www.byutvint.org
Feira e Congresso ABTA 2011 - De 09 a 11 de agosto
Transamérica Expo Center
Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro
Informações: http://www.abta2011.com.br
Fonte: http://murilovisck.blogspot.com/