quarta-feira, 15 de junho de 2011

RESPONSABILIDADE E O LIVRE ARBÍTRIO

,
Os mórmons acreditam em liberdade de escolha, da abilidade que cada pessoa tem de escolher o certo ou o errado e de agir livremente, é um maravilhoso dom de Deus. Mormonismo ensina que todos os indivíduos aqui na terra estão sendo testados para vêr se eles usam sua liberdade de escolha para mostrar seu amor pelo Pai Celestial através de guardar os Seus mandamentos. É somente através da nossa independente escolha de seguir o Senhor  que Ele nos erguerá ao glorioso nível que Ele quer que nós chegamos.

O princípio da liberdade de escolha traz dentro de si  um princípio de consequências.  Mesmo que as pessoas da Terra são capazes de fazer livre escolha, as consequências de suas ações são impossiveis de fugir. Escolhas certas levam ao caminho da felicidade. Escolhas erradas param o seu progresso pessoal e a leva ao caminho da tristeza. Essas são verdades eternas. Todos as crianças de Deus têm uma grande capacidade de fazer decisões por elas mesmas e elas não devem colocar a culpa de suas escolhas erradas em outras pessoas. Mórmons acreditam que cada filho de Deus será responsavel por cada pensamento, palavra e ação cometida aqui nesta Terra. Se estas não são de acordo com os mandamentos, elas devem ser arrependidas para que a pessoa possas se sentir limpo e perdoado diante de Deus.

Mórmons acreditam que responsabilidade começam aos 8 anos de idade. Até esta idade, mormonismo ensina que as crianças não podem cometer pecados. Qualquer transgressão cometida por criancinhas com menos de oito anos são cobertas pelos sacrifício de Jesus Cristo. O própio Salvador disse, como registrado no Livro de Mórmon: “(…) criancinhas são sãs, por serem incapazes de cometer pecado;  portanto a maldição de Adão é delas removida por minha causa, de modo que sobre elas não tem poder e a lei da cricuncisão foi abolida por minha causa.” ( Morôni 8:8).( Por este motivo , os mórmons não praticam o batismo para bebês).

Assim, Mormóns acreditam que homem e mulher não são responsaveis  pela transgressão de Adão, consequentemente sua queda da presença do Senhor no Jardim do Édem. Com Joseph Smith, o primeiro presidente da Igreja Mórmon, disse na segunda Regra de Fé,   “Cremos que os homen serão punidos por seus própios pegados e não pela transgressão de Adão.”

Opossição é um princípio que se refere a exitência de ambos, bem e mal no mundo. Mórmons acreditam que a opossição é necessária: “ Pois é necessário que haja opossição  em todas as coisas, se não fosse assim… não haveria retidão nem iniquidade nem santidade nem miséria nem bem nem mal.”( 2 Néfi 2:11). Sem  o bem e o mal no mundo,  nunhum dos filhos de Deus entenderia, nem poder usar, sua liberdade de escolha. O Senhor deve vêr Seus filhos usar sua liberdade de escolha corretamente.

Há horas que é difícil aguentar o mal e a tristeza do mundo. Mais mórmons acreditam que o sofrimente é parte deste teste mortal. Durante éspocas difíceis podemos lembrar da paz e do conforto que é prometido para aqueles que obedecem os mandamentos do Senhor “ Buscai Diligentemente, orai sempre e sede crentes; e todas as coisas contribuirão para o vosso bem, se andardes retamente e vos lembrardes do convênio que fezestes uns com os outros.”( Doutrina & Convênios 90:24)

O mormonismo ensina  que a responsábilidade é um necessário aspecto do envagelho de Jesus Cristo e do Plano de Salvação para Seus Filhos. Para que nós possamos retornar a viver com  o Pai Celestial, nós devemos provar que somos servidores do Senhor, quem humildimente escolhe ser obediente. Nós podemos ser premiados pelo serviço que  fizemos na Terra somente se nós fomos responsáveis por eles.

0 comentários to “RESPONSABILIDADE E O LIVRE ARBÍTRIO”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates