quarta-feira, 15 de junho de 2011

PERDÃO

,
Os ensinamentos Mórmons dizem que o perdão é uma parte essencial para ter felicidade nesta vida e salvação na vida por vir. As escrituras revelam dois aspectos do perdão: procurar o perdão do Senhor através de arrependimento e oração, e perdoar a todos os que nos magoaram ou nos ofenderam, Jesus Cristo instruiu todos os homens a pedir ao Pai Celestial para “[perdoar] nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12).

O pecado é uma carga que é muito difícil de suportar. Quando pecamos, sabemos que agimos contra a vontade do Senhor. Sentimos pesar quando percebemos que nossas ações podem ter magoado outras pessoas. Nossos pecados fazem com que não sintamos mais perto do nosso Pai Celestial e faz com que não recebamos bênçãos Dele.

Os Mórmons entendem que a expiação (ou reconciliação) de Jesus Cristo, o ato que Ele fez de tomar sobre Si os pecados de toda a humanidade, faz com que seja possível para nós recebermos o perdão. Esse perdão vem através de um arrependimento total e genuíno, que alivia a dor e a culpa que sentimos. De fato, o Senhor prometeu que “[…] aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (Doutrina e Convênios 58:42). Uma vez que o Senhor perdoa nossos pecados quando nos arrependemos completamente, não precisamos mais sentir culpa por nossos pecados, mas ao contrário, devemos sentir um grande conforto e paz.

Os Mórmons acreditam que o Salvador espera que venhamos a Ele para que possamos ter o perdão do Pai. No Livro de Mórmon está registrado que quando o Salvador Jesus Cristo ressurreto veio ao continente americano, Ele estendeu o convite para que os povos daqui também o olhassem como o meio de receber o perdão divino. Ele disse: “[…] não volvereis a mim agora, arrependendo-vos de vossos pecados e convertendo-vos, para que eu vos cure?” (3 Néfi 9:13).

O arrependimento é um processo pelo qual homens e mulheres confessam e abandonam os seus pecados. No Mormonismo isso significa que precisamos admitir os nossos erros sempre ao Senhor e às vezes – no caso de pecados mais graves – para o líder do sacerdócio da Igreja Mórmon. Precisamos prometer a nós mesmos e para o Senhor que jamais cometeremos o pecado novamente. Também, devemos procurar fazer restituições sobre quaisquer danos que causamos a outras pessoas. Esse processo de arrependimento é difícil, mas os Mórmons acreditam que ele só é possível por causa do sacrifício expiatório de Jesus Cristo, Seu grande sacrifício por todos nós, e que ele pode curar todo homem e mulher humilde que esteja procurando força para vencer os seus pecados.

Além de procurar o perdão para os nossos pecados, é um mandamento do Senhor que devemos perdoas a todas as ofensas que fizerem contra nós. O Senhor disse: “Portanto digo-vos que vos deveis perdoar uns aos outros; pois aquele que não perdoa a seu irmão suas ofensas está em condenação diante do Senhor; pois nele permanece o pecado maior. Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens” (Doutrina e Convênios 64:9-10).

Os Mórmons acreditam que é um pecado serio guardar ressentimento contra uma pessoa. De fato, como o Senhor mesmo disse, aquele que não perdoa alguém está cometendo o “pecado maior” quando comparado com a ofensa original pelo qual estamos guardando o ressentimento.

Assim como o arrependimento, o mandamento de perdoar todos os homens pode ser difícil de guardar. É fácil se zangar ou se tornar amargo durante períodos difíceis da vida. Entretanto, Jesus Cristo deixou o exemplo perfeito para todos nós quando ele perdoou aqueles que o sujeitaram a dor da crucificação. Ele orou dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem […]” (Lucas 23:34), exemplificando o perdão em sua perfeição.

Os Mórmons acreditam que as pessoas podem orar por força para perdoar. O Senhor está pronto para nos abençoar com poder e crescente amor com as pessoas. Quando tentamos mais arduamente procurar o bem nas pessoas e parar de julgá-las, é mais fácil de amá-las. Também é uma crença SUD (Mórmons) que o perdão pode elevar e curar a alma que está pesada até mesmo com a mais pesada das injúrias, quer sejam eles pecados pessoais ou ofensas feitas por outras pessoas. O amor que o Senhor nos dá repõem os sentimentos de dor e pesar que sentíamos por um sentimento de paz.

0 comentários to “PERDÃO”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates