quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROFETAS - O PROFETA JOSEPH SHITH

,
Muitas pessoas tentaram atacar o caráter de Joseph Smith, para fazer com que ele pareça ser um mentiroso ou um charlatão que somente visa o lucro. Eles acham que se fizerem com que as pessoas se decepcionem com Joseph Smith, apontando algumas falhas, então eles farão com que as pessoas também desacreditem sobre os seus ensinamentos a respeito de Deus e Jesus Cristo. Certamente Joseph Smith não era perfeito, ele era um homem. No novo testamento podemos ler que “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra” (Tiago 5:17). Joseph Smith comentou algo referindo a si mesmo:
“Eu fui apresentado essa manhã a um homem que vinha do leste. Depois de ouvir o meu nome ele fez questão de dizer que eu não era nada, a não ser um homem, indicando por essa expressão que ele imaginava que a pessoa a quem o Senhor escolhera para receber a Sua vontade precisasse ser bem mais que apenas um homem. Ele parecia ter esquecido os dizeres que saíram dos lábios de Tiago, que Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, e ainda assim ele tinha tal poder com Deus que Ele, em respostas as suas orações, fechou os céus para que ele não desse chuva por um espaço de três anos e seis meses; e novamente, em resposta às suas orações, os céus deram chuva novamente, e a terra deu o seu fruto. De fato, grande são as trevas e ignorância dessa geração, que acham inacreditável que um homem deve ter qualquer relação com o seu Criador” (Joseph Smith, História de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 7 vols. 2:302).

Os profetas são pessoas também, e eles não são perfeitos. Ninguém deve esperar que eles sejam perfeitos, mas eles são pessoas boas. No Novo Testamento Pedro e Paulo uma vez entraram em argumento e Pedro até mesmo negou três vezes que conhecia a Cristo. Joseph Smith, da mesma maneira, não era perfeito, mas ele não era uma pessoa pecadora e nem era sequer preguiçoso ou imortal; ele era uma pessoa boa, um homem justo que fez o trabalho que Deus havia designado para ele. As acusações que ele era preguiçoso e que somente queria o dinheiro são falsas e podem ser facilmente provada que ele não era o que acusavam. Se você estudar, mesmo que brevemente, todas as coisas que Joseph Smith realizou em sua curta vida de apenas 38 anos, poderá ver que não existe nenhuma maneira de dizer que ele poderia ter sido preguiçoso.

Quando era um rapaz, a família de Joseph Smith se mudou de Vermont para Palmyra, Nova York, onde ele e seus irmãos limparam acres de terra apenas usando machados e serras, em poucos anos. Para que pudesse ganhar mais dinheiro para sua família, Joseph e seus irmãos frequentemente eram contratados como trabalhadores diaristas para os fazendeiros vizinhos. Muitos vizinhos diziam que Joseph era um rapaz muito trabalhador e a casa da fazenda que ele e seus irmãos construíram, a qual ainda se encontra de pé, é uma prova que eles não eram preguiçosos. De 1827 até a sua morte em 1844, Joseph Smith realizou um monte inacreditável de coisas. Ele traduziu e publicou o Livro de Mórmon assim como outros livros e inúmeros panfletos e jornais, organizou a Igreja a qual, no período de sua morte, tinha aproximadamente 25.000 membros, ele ajudou a fundar inúmeras cidades, foi o responsável pela construção de vários grandes edifícios, incluindo o Templo de Nauvoo. Ele construiu escolas, mesmo que ele próprio não havia tido uma educação formal, e mesmo ainda estudava alemão e hebreu sempre que ele podia. Joseph Smith se mudou de Nova York para Ohio e de lá para o Missouri e finalmente para Illinois. Ele viajou por todo os Estados Unidos e Canadá, pregando sua mensagem e até mesmo pregou para o congresso americano e ao Presidente dos Estados Unidos. Ele foi prefeito de uma cidade por um período e também teve uma loja. Fazer tudo isso até a idade de 38 anos não parece ser atitude de uma pessoa preguiçosa.

Também é fácil mostrar que Joseph Smith não estava atrás de dinheiro e poder, como algumas pessoas sugerem. Joseph Smith demonstrou uma capacidade notável como líder da Igreja Mórmon. Ele podia ter pedido a seus membros para construir mansões para ele e assim ele poderia viver em lugares luxuosos, mas durante a maior parte de sua vida, Joseph Smith viveu com os amigos ou em casa modestas. Mesmo quando ele tinha a sua própria casa, Joseph Smith era conhecido por convidar outras pessoas que não tinham onde morar para viver com ele. Ele também não enriqueceu por guiar a Igreja Mórmon, como pode ser mostrado pelo fato que no período de sua morte ele era bastante pobre e que tinha algumas dividas as quais ele estava se esforçando para pagar (e todas essas dívidas foram totalmente pagas após a as morte por amigos e familiares). Joseph Smith nunca se tornou um homem rico e trabalhou duro durante toda a sua vida assim como a maioria de seus seguidores.

Outras pessoas tentam argumentar que, uma vez que Joseph Smith passou algum tempo na cadeia durante a sua vida, ele deve ter sido uma pessoa má. Entretanto, profetas e missionários de Jesus Cristo tem sido aprisionados desde o inicio, quando tentavam pregar o evangelho. O Apóstolo Paulo foi aprisionado com freqüência. Ele declarou uma vez que ele era um “embaixador em cadeias” (Efésios 6:20). Perto do fim de sua vida Paulo declarou: “São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, ter vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei o abismo;” (2 Coríntios 11:23-25).

O próprio Salvador Jesus Cristo foi falsamente acusado, espancado e executado e assim também muitos de seus primeiros seguidores. Joseph Smith foi aprisionado porque sua mensagem chocava as pessoas. Ele declarava que Deus o havia chamado para ser um profeta e para lhes declarar a Sua vontade naqueles dias. As pessoas se ofendiam com essas declarações e à medida que a Igreja Mórmon começou a crescer, seus vizinhos começaram a ter medo desse crescimento e a influência que eles teria caso votassem todos juntos. Esses medos conduziram a revoltas e tumultos e Joseph Smith, porque era o líder da Igreja, foi considerado culpado e preso, mas todas as vezes ele não pode ser condenado por não ter acusações contra ele.

0 comentários to “PROFETAS - O PROFETA JOSEPH SHITH”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates