sexta-feira, 24 de junho de 2011

MANDAMENTOS

,
Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) consideram os mandamentos como as directrizes dadas por Deus para viver uma vida justa. Deus dá mandamentos por meio de revelação directa ou por intermédio dos seus profetas. Os registos escritos deste tipo de revelação podem ser encontrados nas santas escrituras. Deus dá a seus filhos mandamentos por que os ama. Ele sabe que a "iniquidade nunca foi felicidade" (Livro de Mórmon, Alma 41:10) e que a obediência aos Seus mandamentos trará alegria e paz nesta vida e felicidade eterna na vida futura.

Os membros da Igreja também acreditam que é claro nos ensinamentos de Cristo no Novo Testamento e no Livro de Mórmon que há um efeito purificador quando obedecem aos mandamentos. A obediência não tem a ver só com as acções individuais mas também com os pensamentos e intenções.

Os Dez Mandamentos

Os mandamentos básicos que Deus revelou ao profeta Moisés na época do Antigo Testamento continuam a ser válidos nos dias de hoje. Estes mandamentos, que podem ser encontrados no capítulo 20 do Livro de Êxodo, são:
  • Não terás outros deuses diante de mim.
  • Não te encurvarás e não servirás outros deuses.
  • Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
  • Lembra-te do dia do sábado para o santificar.
  • Honra a teu pai e a tua mãe.
  • Não matarás.
  • Não adulterarás.
  • Não roubarás.
  • Não dirás falso testemunho.
  • Não cobiçarás as possessões do teu próximo.
Todos os profetas desde Joseph Smith, incluindo o Presidente da Igreja, Thomas S. Monson, enfatizaram o quão importante é para o indivíduo, a família e a comunidade guardar os Dez Mandamentos. Um enfâse acrescido está a ser colocado nos dias de hoje em alguns destes mandamentos, especialmente naquele que por vezes é conhecido como o "sétimo mandamento esquecido". Aos membros da Igreja é requerido guardar a lei da castidade, que significa abstinência sexual antes do casamento e fidelidade total ao cônjugue dentro do casamento.

A Palavra de Sabedoria

Em 1833 foi revelada por Deus a Joseph Smith uma lei de saúde, para que possamos manter os nossos corpos saudáveis e em funcionamento. Esta lei é conhecida como a Palavra de Sabedoria. Nesta lei é dada uma grande importância à nutrição saudável e à saúde física e mental. É também proibido, por Deus, o uso de: 
  • Tabaco;
  • Álcool;
  • Café e chá;
  • Drogas ilegais;
Deus promete aos que guardarem a Palavra de Sabedoria grandes bençãos físicas e espirituais. A ciência nos nossos dias confirma muitos dos príncípios que Joseph Smith aprendeu de um Deus de amor, quase há 200 anos atrás.

A Lei do Dízimo

O princípio do dízimo, no qual uma pessoa voluntariamente paga um décimo do seu rendimento à obra do Senhor, é conhecido desde os tempos do Antigo Testamento. Abraão pagou os seus dízimos a Melquisedeque (Génesis 14:17-20).
O Senhor financia a Sua Igreja através da lei do dízimo. Actualmente, todos os membros activos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pagam, de forma vountária, 10% dos seus ganhos como dízimo. O dízimo é usado para os seguintes propósitos:
  • A construção de templos, capelas e outros edifícios.
  • Suportar os custos administrativos da Igreja.
  • Financiar o programa missionário.
  • A produção de materiais que são usados no ensino e nas organizações da Igreja.
  • A obra realizada nos templos, a genealogia e outras numerosas actividades da Igreja.
Quando o Senhor recordou ao Seu povo esta lei, através do profeta Malaquias, prometeu que iria abençoar todos aqueles que estivessem preparados para pagar um dízimo honesto (Malaquias 3:10). 

Além dos mandamentos já mencionados, existem outros mandamentos na Igreja que proíbem ou exigem certos comportamentos e condutas. No entanto, o Senhor deixou claro que tomar a responsabilidade pelos próprios actos é também um dos seus mandamentos. "Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto não recebe recompensa. Em verdade eu digo: Os homens devem ocupar-se zelosamente numa boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão. Pois neles está o poder e nisso são seus próprios árbitros. E se os homens fizerem o bem, de modo algum perderão sua recompensa" (Doutrina & Convénios 58:26-28)

0 comentários to “MANDAMENTOS”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates