quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROFETAS - O FIM DOS PROFETAS?

,

Os profetas não acabaram juntamente com o

Velho Testamento da Bíblia?

Deus sempre chamou profetas desde os tempos de Adão. Quando a maioria das pessoas pensa em um profeta, eles pensam em alguém que fala o futuro, mas isso é apenas um dos aspectos da missão de um profeta. A verdadeira missão de um profeta é ensinar e testificar sobre Jesus Cristo e para falar as palavras que Deus dá a eles através do Espírito Santo. Um profeta é chamado por Deus para ser uma testemunha de Jesus Cristo para todo o mundo. Em Atos 10:43 podemos ler: “A estes dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”.

Nenhum profeta existiu sem que tenha ensinado sobre Jesus Cristo. Em apocalipse 19:10 diz que: “(…) o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. Os críticos do Mormonismo declaram que os profetas terminaram ou com o Velho Testamento ou com a Bíblia, como um todo. É fácil mostrar que houve profetas depois do Velho Testamento uma vez que Jesus Cristo descreveu João Batista como um profeta: “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor do reino de Deus é maior do que ele” (Lucas 7:28).

Então, definitivamente existiram profetas no Novo Testamento. O Apóstolo Paulo ensinou mais tarde que a Igreja de Cristo é estabelecida sobre uma fundação de profetas: “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina” (Efésios 2:19-20).

Depois em Efésios 4:11-14, Paulo ensina que profetas, dentre outros líderes, nos são dados por Deus para nos ajudar a chegar à unidade da fé. Jesus alertou os seus seguidores para estarem atentos contra falsos profetas. Ele disse: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24).

Se Jesus acreditava que não haveria mais profetas, ele não os teria alertado para ouvir a qualquer um que dizia ser um profeta. Entretanto, ele alertou de falsos cristos e falsos profetas e assim como existe um Cristo verdadeiro que é Jesus, da mesma forma existem profetas verdadeiros. O Novo Testamento descreve várias pessoas como profetas: “E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Niger, e Lúcio, Cirineu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo” (Atos 13:1).

“Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras” (Atos 15:32).

Algumas pessoas se confundem com os dizeres de Jesus Cristo em Lucas 16:16 e declaram que ela cancela a declaração dos Mórmons da necessidade de um profeta. Em Lucas diz o seguinte: “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele”. Entretanto, nesse contexto Jesus estava se referindo ao Velho Testamento, o qual os Judeus de sua época chamavam de “A Lei (os cinco livros de Moisés, ou pentateuco) e os Profetas (os escritos de Isaías, Jeremias, Ezequiel, etc.)”. Isso é esclarecido por uma outra passagem onde Jesus disse: “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos” (Lucas24:44). Quando Jesus disse que a lei e os profetas duraram até João, ele quis dizer que as profecias do Velho Testamento e a Lei revelada a Moisés foram cumpridas Nele, através do Seu sacrifício na cruz e no Getsêmane e que agora o evangelho e a lei do reino de Deus eram as leis vigentes.

Uma vez que agora sabemos que podem existir profetas e que Deus sempre envia profetas para ensinar as Suas palavras e para guiar a Sua Igreja, podemos ter certeza que uma vez que o Mormonismo é a única Igreja que clama ter profetas, podemos pesquisar mais seriamente e a melhor maneira de determinar se esses profetas modernos são verdadeiros ou falsos, é estudando as revelações dadas a eles e o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios.

0 comentários to “PROFETAS - O FIM DOS PROFETAS?”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates