domingo, 17 de julho de 2011

SACERDÓCIO

,
O Sacerdócio é o poder e autoridade de Deus. Por Seu poder sacerdotal, foram criados os céus e a Terra. Por esse mesmo poder, o universo é mantido em perfeita ordem. Por esse poder, Ele realiza Sua obra e glória que é "proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem" (Moisés 1:39).

O Pai Celestial compartilha Seu poder com os homens dignos da Igreja. O Sacerdócio os capacita a agir em nome de Deus pela salvação da família humana. Por intermédio desse poder, podem ser autorizados a pregar o evangelho, administrar as ordenanças de salvação e governar o reino de Deus sobre a Terra.

Precisamos ter autoridade do Sacerdócio para agir em nome de Deus, realizarmos ordenanças sagradas do evangelho, tais como batismo, confirmação, administração do sacramento e casamento no templo. Se um homem embora sincero, não possuir o sacerdócio, o Senhor não reconhecerá as ordenanças realizadas por ele. (Ver Mateus 7:21-23.) Essas ordenanças importantes devem ser realizadas na Terra por homens que possuam o sacerdócio.

Os homens precisam do sacerdócio para presidir a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e para dirigir o trabalho da Igreja, em todas as partes do mundo. Quando Cristo viveu na Terra, escolheu Apóstolos e ordenou-os para que pudessem conduzir Sua Igreja, e deu-lhes o poder e autoridade do sacerdócio para agirem em Seu nome. (Ver Marcos 3:13-15; João 15:16.)

Uma outra razão por que o sacerdócio é necessário na Terra é para que entendamos a vontade do Senhor e realizemos Seus propósitos. Deus revela Sua vontade ao Seu representante autorizado do sacerdócio na Terra, o profeta. O profeta, que é o Presidente da Igreja, serve como porta-voz de Deus para todos os membros da Igreja e para todo o povo da Terra.
O Senhor preparou uma maneira organizada de dar Seu sacerdócio aos Seus filhos na Terra. Um homem digno membro da Igreja, recebe o sacerdócio "pela imposição das mãos, por quem possua autoridade para pregar o Evangelho e administrar as suas ordenanças." (Regras de Fé 1:5)

Essa é a mesma forma com que os homens recebiam o sacerdócio há muito tempo, até mesmo nos dias de Moisés: "E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Aarão." (Hebreus 5:4) Aarão recebeu o sacerdócio de Moisés, seu líder do sacerdócio. (Ver Êxodo 28:1.) Somente os que possuem o sacerdócio podem ordenar outros.

Os homens não podem comprar ou vender o poder e autoridade do sacerdócio, nem tomá-la para si mesmos. No Novo Testamento, lemos sobre um homem chamado Simão, que viveu quando os Apóstolos de Cristo presidiam a Igreja. Simão converteu-se e foi batizado na Igreja. Como era um mágico muito habilidoso, o povo acreditava que ele possuía o poder de Deus. Mas Simão não tinha o sacerdócio e sabia disso.

Simão tinha conhecimento de que os Apóstolos e outros líderes do sacerdócio da Igreja possuíam o verdadeiro poder de Deus. Viu-os usando o sacerdócio para fazer a obra do Senhor e desejou esse poder para si mesmo, oferecendo-se para comprá-lo. (Ver Atos 8:9-19.) Mas Pedro, o principal dos Apóstolos, disse: "O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro." (Atos 8:20)

O Sacerdócio deve ser usado para abençoar a vida dos filhos do Pai Celestial aqui na Terra. Os portadores do sacerdócio devem presidir com amor e bondade. Não devem forçar a família e outros a obedecer-lhes. O Senhor nos disse que o poder do Sacerdócio não pode ser controlado exceto em retidão. (Ver D&C 121:36.) Quando tentamos usar o sacerdócio para ganhar riquezas, fama ou quaisquer outros propósitos egoístas "eis que os céus se afastam; o Espírito do Senhor se magoa; e, quando se afastam, amém para o sacerdócio ou autoridade daquele homem." (D&C 121:37)

Quando um homem usa o sacerdócio "com persuasão, com longanimidade, com mansuetude e ternura, e com amor não fingido" (D&C 121:41), pode fazer muitas coisas maravilhosas por sua família e pelos outros. Pode batizar e confirmar, administrar o sacramento, abençoar doentes e dar bênçãos do sacerdócio para membros da família, a fim de encorajá-los e protegê-los, quando tiverem necessidades especiais. Pode também ajudar outras famílias com essas ordenanças e bênçãos, quando isso lhe for solicitado.

Os homens usam a autoridade do sacerdócio para presidir na Igreja em chamados como presidente de ramo, bispo, presidente de quorum e líder de estaca e missão. As mulheres que possuem posições na Igreja como oficiais e professoras trabalham sob a direção do sacerdócio.
O Senhor prometeu grandes bênçãos para os portadores dignos do sacerdócio que o usam para abençoar outras pessoas:

"Então tua confiança se tornará forte na presença de Deus; e, como o orvalho dos céus, a doutrina do sacerdócio se destilará sobre a tua alma. O Espírito Santo será teu companheiro constante, e o teu cetro um cetro imutável de retidão e verdade; e o teu domínio, um domínio eterno e, sem medidas compulsórias que fluirá a ti para todo o sempre." (D&C 121:45-46)

Um grande profeta dos últimos dias, David O. McKay, prometeu o seguinte a todo o homem que usar o sacerdócio em retidão: "A vida terá doçura, seu discernimento ficará agudo em decidir rapidamente o bem ou o mal, os sentimentos serão bondosos e cheios de compaixão, mas o espírito será forte e valente na defesa do que é certo; ele encontrará no sacerdócio uma fonte inesgotável de felicidade - uma fonte de águas vivas que afloram para a vida eterna." ["Priesthood", (Sacerdócio), Instructor, out. de 1968, p. 378]

  • D&C 107:1-100 (revelação sobre o sacerdócio)







  • D&C 20:38-67 (deveres do sacerdócio)

0 comentários to “SACERDÓCIO”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates