sexta-feira, 15 de julho de 2011

Reportagem do NY Times publicado no site IG sobre espetáculo mórmon no Estado de Nova York

,
Espetáculo mórmon reúne milhares no Estado de Nova York
Longe da Broadway, montagem anual sobre "O Livros de Mórmon" no Monte Cumorah tem efeitos especiais e elenco com 700 atores


Com 700 atores, 1.300 figurinos, palco de 10 níveis e efeitos especiais para dar realismo a terremotos, inundações, bolas de fogo, divindades que voam e fogueiras, a montagem anual do Espetáculo do Monte Cumorah tem mais em comum com o musical "Spider-Man" do que com "O Livro de Mórmon".


Mas o espetáculo – encenado desde 1937 em Manchester, Nova York, na mesma colina onde um anjo chamado Moroni teria levado Joseph Smith a descobrir placas de ouro 188 anos atrás – é realmente o Livro de Mórmon, uma apresentação do livro sagrado e não a alegria profana da Broadway.


A apresentação começa com um profeta chamado Lehi alertando o povo de Jerusalém, cerca de 600 anos antes do nascimento de Cristo, de que eles deveriam se arrepender. Depois de viagens de um lado para o outro na América antiga, termina com a mensagem de que o Livro de Mórmon será disseminado pelo mundo e que o retorno do Salvador está chegando. O cenário - que inclui uma estátua de Moroni bem no alto - e o preço – grátis – nunca serão confundidos com os espetáculos da Broadway. Mas se você deseja conhecer o ponto de vista Mórmon há poucos lugares melhores do que essa combinação tão americana de espetáculo e religião.


Todo mês de julho, cerca de 35 mil mórmons são atraídos para o local, cerca de 25 quilômetros a sudeste de Rochester, onde eles acreditam que Deus e Cristo apareceram para Smith em 1820. Três anos depois, diz a história, Smith desenterrou as placas de ouro, enterradas há 1.400 anos, que ele traduziu e publicou como o Livro de Mórmon em 1830.

Em uma tarde recente, integrantes do elenco colocavam seus trajes da época bíblica e faziam sua maquiagem em meio a pôsteres nas paredes que lembravam: "Seja bom em qualquer circunstância” e "Obrigado por ser respeitoso”.

Depois, eles circularam pela plateia, apertando mãos e posando para fotos ao som de uma música solene, condizente com um épico religioso.

Ao anoitecer, o espetáculo de 70 minutos teve início com trombetas heráldicas, o cenário sugerindo um templo de pedra. A narrativa se desenrolou em 10 capítulos de histórias Mórmons. A música gravada pelo Coro do Tabernáculo Mórmon e pela Orquestra Sinfônica de Utah parecia indicar que o lugar todo poderia ascender ao céu a qualquer momento.
 
http://murilovisck.blogspot.com/

0 comentários to “Reportagem do NY Times publicado no site IG sobre espetáculo mórmon no Estado de Nova York”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates