domingo, 17 de julho de 2011

A ORGANIZAÇÃO DO SACERDÓCIO

,
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é governada pelo sacerdócio. O sacerdócio, que está sempre associado à obra de Deus, "continua na igreja de Deus em todas as gerações e não tem princípio de dias nem fim de anos" (D&C 84:17). Ele está sobre a Terra hoje. Homens jovens e adultos são batizados na Igreja e, quando são considerados dignos, são ordenados no sacerdócio. Eles recebem autoridade para agir pelo Senhor e fazer Sua obra na Terra.

O sacerdócio está dividido em duas partes: o Sacerdócio de Melquisedeque e o Sacerdócio Aarônico (ver D&C 107:1). O sacerdócio maior é o Sacerdócio de Melquisedeque. Há muito tempo, foi chamado de "o Santo Sacerdócio Segundo a Ordem do Filho de Deus", mas foi mudado para que o nome do Senhor não fosse usado com tanta freqüência. A Igreja nos dias antigos chamou-o de "Sacerdócio de Melquisedeque", sendo este Melquisedeque um grande sumo sacerdote que viveu nos tempos de Abraão. (Ver D&C 107:2-4.)

O sacerdócio menor é um apêndice do Sacerdócio de Melquisedeque. Chama-se Sacerdócio Aarônico porque foi conferido a Aarão e a seus filhos por todas as gerações. Os que possuem o Sacerdócio de Aarão têm autoridade para administrar as ordenanças externas de arrependimento e batismo. (Ver D&C 107:13-14, 20.)

Os que possuem o Sacerdócio de Melquisedeque têm o poder e autoridade para conduzir a Igreja e para dirigir a pregação do evangelho em todas as partes do mundo. São responsáveis por todos os trabalhos espirituais da Igreja (ver D&C 84:19-22). Eles dirigem os trabalhos feitos nos templos; presidem alas, ramos, estacas e missões; curam os doentes; abençoam as crianças e dão bênçãos especiais aos membros da Igreja. O Profeta escolhido do Senhor, o Presidente da Igreja, é o sumo sacerdote que preside o Sacerdócio de Melquisedeque. (Ver D&C 107:65-67.)

"Há uma diferença entre sacerdócio e `chaves' do sacerdócio. Um sacerdote em uma ala tem poder suficiente para batizar, mas não tem direito de realizar essa ordenança até que tenha sido autorizado pelo bispo. O bispo tem as "chaves" para administrar os negócios dentro de sua jurisdição eclesiástica. Conseqüentemente, ele é a pessoa que pode dar ao sacerdote permissão para batizar.

O presidente e profeta da Igreja tem as chaves do sacerdócio para administrar todos os assuntos espirituais e temporais da Igreja. É seu direito delegar aos presidentes de estaca, bispos, patriarcas e outros as chaves pertencentes aos ofícios específicos em determinadas áreas geográficas.

O Presidente Joseph F. Smith ensinou o seguinte sobre o assunto:

`Todo (homem) que é ordenado a qualquer grau do Sacerdócio recebe essa autoridade. Todavia, é necessário que todo ato desempenhado sob essa autoridade o seja na ocasião e local adequados, da maneira correta e de acordo com a ordem certa. O poder para dirigir esses trabalhos constitui-se nas chaves do Sacerdócio.' [Doutrina do Evangelho, p. 121] [Melvin R. Brooks, L.D.S. Reference Encyclopedia, (Enciclopédia de Referência SUD) p. 393]

Quando o Sacerdócio Aarônico é conferido a um homem ou rapaz este é ordenado a um ofício desse sacerdócio. Os ofícios do Sacerdócio Aarônico são: diácono, mestre, sacerdote e bispo. Cada ofício possui deveres e responsabilidades. Cada grupo ou quorum é presidido por um líder de grupo ou presidente de quorum que ensina aos membros os seus deveres e lhes pede que cumpram designações. Alguns homens entram para a Igreja ou se tornam ativos após haverem passado a idade usual de recebimento dos ofícios do sacerdócio. Normalmente, são ordenados a um ofício no Sacerdócio Aarônico e podem logo ser avançados para ofícios mais altos, caso se mostrem dignos.

Um rapaz que foi batÍ7ado e confirmado membro da Igreja e é digno poderá ser ordenado ao ofício de diácono, quando tiver doze anos de idade. Os diáconos são geralmente designados a passar o sacramento aos membros da Igreja, a servir como recepcionistas, a ajudar na conservação dos edifícios e áreas da Igreja, a agir como mensageiros do sacerdócio e a cumprir designações especiais tais como receber ofertas de jejum.

Um rapaz digno pode ser ordenado mestre quando tiver quatorze anos de idade ou mais. Os mestres possuem todos os deveres, direitos e poderes dos diáconos, e mais alguns. Os mestres do Sacerdócio Aarônico devem ajudar os membros da Igreja a viver os mandamentos. (Ver D&C 20:53-59.) Para ajudar a cumprir essa responsabilidade, são geralmente designados como mestres familiares. Visitam lares dos membros da Igreja, encorajando-os a viver os princípios do evangelho e são mandados a ensinar as verdades do evangelho contidas nas escrituras. (Ver D&C 42:12.) Os mestres também preparam o pão e a água para os serviços sacramentais.

Um rapaz digno pode ser ordenado sacerdote quando tiver dezesseis anos de idade ou mais. Os sacerdotes possuem todos os deveres dos ofícios de diácono e mestre, e mais alguns (ver D&C 20:46-51). Um sacerdote pode batizar, administrar o sacramento e ordenar outros sacerdotes, mestres e diáconos. Pode também encarregar-se de reuniões, quando não houver um portador do Sacerdócio de Melquisedeque presente. Deve, ainda, ensinar o evangelho para aqueles que estão ao seu redor.

O bispo é ordenado e designado para presidir o Sacerdócio Aarônico de uma ala. Ele é o presidente do quorum de sacerdotes. (Ver D&C 107:87-88.) Quando age no seu ofício do Sacerdócio Aarônico, o bispo lida principalmente com os assuntos materiais, tais como administração de finanças e registros e os cuidados com os pobres e necessitados (ver D&C 107:68).

O bispo também é ordenado sumo sacerdote, de modo a presidir todos os membros da ala (ver D&C 107:71-73; 68:15). O bispo é um juiz em Israel (ver D&C 107:74) e entrevista os membros para que estes recebam recomendações para o templo, ordenações no sacerdócio e outras necessidades. É seu direito ter o dom do discernimento.

Os ofícios do Sacerdócio de Melquisedeque são élder, sumo sacerdote, patriarca, setenta e Apóstolo.

Os élderes são chamados para ensinar, expor, exortar, batizar e zelar pela Igreja. (Ver D&C 20:42.) Todos os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque são élderes e possuem a autoridade de conceder o dom do Espírito Santo pela imposição das mãos. (Ver D&C 20:43.) Os élderes devem dirigir as reuniões da Igreja conforme inspirados pelo Espírito Santo. (Ver D&C 20:45; 46:2.) Os élderes podem administrar aos doentes (ver D&C 42:44), devem abençoar criancinhas (ver D&C 20:70) e podem presidir as reuniões da Igreja quando não houver um sumo sacerdote presente. (D&C 107:11)

O sumo sacerdote pode receber autoridade para oficiar na Igreja e encarregar-se das coisas espirituais. (Ver D&C 107:10, 12.) Pode também oficiar em todos os ofícios menores. (Ver D&C 68:19.) Os presidentes de estaca, de missão, sumos conselheiros, bispados e outros líderes da Igreja são ordenados sumos sacerdotes.

Os patriarcas são ordenados pelas Autoridades Gerais ou pelos presidentes de estaca, quando são autorizados pelo Conselho dos Doze, para darem bênçãos patriarcais especiais aos membros da Igreja. Essas bênçãos nos fazem entender um pouco a respeito de nosso chamado na Terra. São a palavra do Senhor dada pessoalmente a nós. Os patriarcas também são ordenados sumos sacerdotes. (Ver D&C 107:39-56.)

Os setenta são testemunhas especiais de Jesus Cristo para o mundo e ajudam na edificação e direção da Igreja. (Ver D&C 107:25, 34, 38, 93-97.)

Um Apóstolo é uma testemunha especial de Jesus Cristo em todo o mundo. (Ver D&C 107:23.) Os Apóstolos administram os negócios da Igreja em âmbito mundial. Os que são ordenados ao ofício de Apóstolo no Sacerdócio de Melquisedeque são geral-mente designados como membros do Conselho dos Doze Após-tolos. A cada um deles são dadas as chaves do reino de Deus na Terra, mas apenas o Apóstolo sênior, que é o Presidente da Igreja, exerce ativamente todas as chaves. Os outros agem sob sua direção.

O Senhor instruiu os portadores do sacerdócio a organizarem-se em quoruns. Um quorum é um corpo de irmãos que possuem o mesmo ofício no Sacerdócio.
Existem três quoruns no Sacerdócio Aarônico:

1. O quorum dos diáconos, que consiste em até doze diáconos. (Ver (D&C 107:85.) A presidência do quorum dos diáconos é chamada pelo bispo dentre os membros do quorum;
2. O quorum dos mestres, que consiste em até vinte e quatro membros. (Ver D&C 107:86.) A presidência do quorum dos mestres é chamada pelo bispo dentre os membros do quorum;
3. O quorum de sacerdotes, que consiste de até quarenta e oito sacerdotes. (Ver D&C 107:88.) 

É presidido pelo bispo da ala ao qual o quorum pertence. O bispo é um sumo sacerdote, e dessa forma pertence também ao quorum dos sumos sacerdotes.
Sempre que se ultrapassar o número de membros especificado
para um quorum, este pode ser dividido.

Nas estacas de Sião existem os seguintes quoruns do Sacerdócio de Melquisedeque:

Cada quórum de élderes é "instituído para ministros permanentes; no entanto, poderão viajar, não obstante serem ordenados ministros estacionários". (D&C 124:137) A maior parte de seu trabalho é realizado perto dos seus lares. O quórum deve ser composto de no máximo noventa e seis élderes, presidido por uma presidência do quórum chamada pelo presidente da estaca.

Cada quórum inclui todos os sumos sacerdotes que vivem dentro dos limites de uma estaca, inclusive patriarcas e bispos. O presidente da estaca e seus conselheiros são a presidência desse quórum. Os sumos sacerdotes de cada ala são organizados num grupo e dirigidos por um líder.

Quando ordenado ao sacerdócio, um homem ou rapaz torna-se automaticamente membro de um quórum do sacerdócio. Daí para frente, por toda a vida, espera-se que ele permaneça como membro de um quórum do sacerdócio, de acordo com o seu ofício. [Ver Boyd K. Packer, "O Quórum", em Fortalece a Teus Ir-mãos (Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque), pp. 142-48.]

Se o quórum do sacerdócio funcionar de maneira correta, os membros do quórum serão encorajados, abençoados, integrados e ensinados a respeito do evangelho por seus líderes. Embora um homem possa ser chamado para um cargo e também desobrigado de designações na Igreja (como professor, bispo, sumo conselheiro ou presidente de estaca) não há alteração em sua condição de membro do quórum. Ser membro de um quórum do sacerdócio deve ser considerado um privilégio sagrado.

Escrituras Adicionais

  • Alma 13:1-19 (maneira pela qual os homens eram ordenados ao sacerdócio)
  • Hebreus 7:11-13 (o Sacerdócio de Melquisedeque restaurado na vinda de Cristo)
  • Mateus 16:19; D&C 68:12 (poder dado aos Apóstolos; o que eles selam na Terra é selado nos céus)
  • D&C 20:38-67 (deveres dos élderes, sacerdotes, mestres, diáconos)
  • D&C 84; 107 (revelações sobre o sacerdócio)
  • I Coríntios 12:14-31 (todos os ofícios do sacerdócio são importantes)     

0 comentários to “A ORGANIZAÇÃO DO SACERDÓCIO”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates