terça-feira, 26 de julho de 2011

Oficinas de técnicas de conservação de alimentos ajudam pessoas a serem auto-suficientes

,
Com intuito de serem auto-suficientes e previdentes membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD) armazenam alimentos e oferecem palestras para a comunidade sobre técnicas que preservam os alimentos durante até cinco anos.
 
A presidente da organização de mulheres da igreja de Jesus Cristo SUD denominada sociedade de socorro, Fátima Fonseca, diz que realizam oficinas sobre o armazenamento de alimentos para ensinar as pessoas a serem auto-suficientes “quando a pessoa é previdente não passa dificuldades”, explica.

23_Doao_19_de_fev_121

Nessas oficinas são ensinados todos os passos do armazenamento e também a importância desse trabalho, Fátima argumenta que atualmente o mundo está sofrendo diversas calamidades, e é preciso estarmos preparados para tudo isso, cita o exemplo da inundação que aconteceu no Rio de Janeiro e em aquidauana. Porém, esse é apenas um dos motivos para armazenar, “as pessoas precisam entender que não é preciso passar por calamidades ou guerras para recorrer ao seu armazenamento, se um pai de família perde o emprego, e tiver uma reserva de alimentos para pelo menos seis meses, não vai ficar desesperado e passar necessidades”, argumenta Fátima Fonseca.

Fátima enfatiza que não é necessário ter uma quantidade grande de alimentos para dar início ao armazenamento, “diariamente em nossa casa podemos separar um copo de arroz, um copo de feijão e assim começar essa reserva”.

ELEMENTOS_DA_AUTOSSUFICIENCIAA técnica de armazenamento e conservação de alimentos é bem simples e barata, são utilizadas garrafas descartáveis de refrigerantes, conhecidas como garrafa pet. Para que seja eficiente o armazenamento na garrafa ela deve estar bem seca. Fátima conta que é necessário lavar bem as garrafas esteriliza-las com álcool 70 e deixar secando até mesmo por mais de um dia, “você coloca um pano limpo sobre a mesa e deposita as garrafas de boca para baixo e deixa secar bem” explica.
Segundo o técnico Agrícola educador do SENAR – MS, Antônio Minari, um dos fatores de sucesso nesse processo é a umidade em que esses produtos são armazenados, pois se tiver com umidade alta, com certeza acontecerá o mofo e o apodrecimento dos grãos. A umidade deve ser controlada e nunca os produtos podem ser colocados nas embalagens, com umidade dos grãos superior a 12%.

Minari ainda explica que esse processo de armazenar produtos em garrafas pet foi copiado do trabalho de armazenamento de sementes crioulas de um ano para o outro. No caso dos alimentos, foi uma adaptação, as pessoas pensavam que se é possível guardar sementes, também é possível guardar alimentos.

Outra integrante da Sociedade de Socorro, Vera Lucia Côrrea, tem um armazenamento na sua residência para seis meses, ela explica que além de tirar toda a umidade das garrafas, é preciso acrescentar alguns condimentos nos alimentos armazenados, por exemplo, o arroz e o feijão devem ser armazenados com alho, o macarrão com pimenta do reino e o açúcar com canela em pau.

O técnico agrícola Antônio Minari diz que isso surgiu pela sabedoria popular, “o fato de se colocar alho, pimenta do reino, folha de eucalipto, vem da crendice que, diga-se de passagem, verdadeira. Esses produtos contêm princípios ativos que funcionam como repelentes para insetos como gorgulho, traça, cupim e outros que atacam sempre grãos armazenados”, explica.
Vera Lucia conta que sempre utiliza os alimentos conservados, já comeu alimentos que estavam armazenados há três anos “o gosto é muito melhor, o arroz fica com o gostinho do alho, e o macarrão pega o gosto da pimenta, é maravilhoso”.

“O alimento quando armazenado nas condições ideais, não sofrem nenhum tipo de alteração, tanto no seu aspecto quanto nas suas propriedades nutricionais”, complementa Minari.
Entre as ações realizadas pela sociedade de socorro estão as oficinas no asilo Casa de Abraão, abrigo Meninas dos Olhos de Deus e ajudas humanitárias pelo país. Fátima diz que o objetivo é levar conhecimento para essas instituições que quando recebem doações vão saber como armazenar melhor os alimentos tendo maior durabilidade.

De acordo com o Técnico Minari a principal vantagem está no modo simples e barato de se armazenar alimentos, além disso, garrafas pet sendo usadas para esse fim, deixam de serem entulhos e passam a serem úteis, depois do uso inicial a que ela foi adquirida (refrigerante, sucos), o que torna até um auxilio para o meio ambiente.

0 comentários to “Oficinas de técnicas de conservação de alimentos ajudam pessoas a serem auto-suficientes”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates