Testemunho é uma palavra importante para os Mórmons. Ela se refere a uma convicção ou conhecimento certo de coisas que são santas. Quando um Mórmon diz que ele tem um testemunho do evangelho de Jesus Cristo, significa que ele tem uma crença muito forte nisso; ele tem um profundo entendimento de sua veracidade e validade; ele sentiu o Espírito Santo testificar para ele que os ensinamentos de Jesus Cristo são corretos, e ele quer, em retorno, testificar para outras pessoas e ajudá-los a sentir o mesmo espírito de verdade.
Para desenvolver um forte testemunho da verdade, os Mórmons acreditam na importância de orar juntos, estudar as escrituras juntos, encorajando uns aos outros a guardar os mandamentos de Deus, e prestar o testemunho (ou compartilhar convicções) em reuniões e em aulas. No primeiro domingo de cada mês, costumeiros sermões oferecidos por algumas poucas pessoas designadas dão lugar a uma oportunidade para que qualquer pessoa da congregação Mórmon vá ao púlpito e preste o seu testemunho da veracidade do evangelho. Os Mórmons compartilham experiências pessoais, eles expressam gratidão por bênçãos particulares enviadas por Deus, e eles expressam sentimentos especiais e realizações que eles tiveram, graças ao Espírito Santo. O qual tem aumentado a sua fé, conhecimento e determinação de seguir a Cristo.
Um testemunho forte é construído sobre alguns princípios chaves os quais os Mórmons têm como fundamental em sua religião. Uma é o fato de que Deus vive. Ele é o Pai de nossos espíritos e Ele nos ama como Seus filhos. Ele preparou um plano que nos permitiu vir a terra, ganhar corpos físicos e também grande experiência e desenvolvimento, e então, dependendo de como e o quanto dedicamos para cumprir os Seus mandamentos e exercitar nossa fé Nele, podemos voltar a Sua presença como seres que se tornaram mais semelhantes a seu Pai Celestial.
Um segundo princípio do qual precisamos ganhar convicção é que Jesus Cristo foi enviado pelo Pai como a figura central no grande plano de felicidade e salvação para todos os filhos de Deus. Através do sacrifício de Cristo, podemos todos ressuscitar um dia assim como Ele é, vencendo a morte com o nosso corpo e espírito reunindo novamente em uma forma perfeita e imortal. Também temos a chance de praticar arrependimento e receber perdão por causa do sofrimento que Cristo passou por nossos pecados. Se exercitarmos a fé e segui-lo, observando todos os seus ensinamentos e ordenanças (como o batismo), teremos de fato guardado os mandamentos do Pai e seremos admitidos em seu Reino.
Terceiro, na história do mundo, Deus tem frequentemente chamado e enviado profetas para testificar as pessoas de princípios precedentes. Os profetas frequentemente falam diretamente sobre Cristo, ou pelo menos provêem ensinamentos que são integrais do Seu evangelho e plano de salvação. Adão, Enoque, Noé, Abraão, Moisés, os Doze Apóstolos, e muitos outros foram instrumentos nas mãos de Deus, convidando as pessoas para um mundo de fé, paz, abnegação, amor e pureza.
Quarto, em 1820 um novo profeta do Senhor começou a receber revelações dos Céus. Joseph Smith ganhou o seu próprio testemunho da bondade de Deus e trouxe à luz novas escrituras, as quais, assim como o Velho Testamento e o Novo Testamento, prestam testemunho do evangelho do Salvador. É por isso que o Livro de Mórmon carrega em si o subtítulo: “Outro Testamento de Jesus Cristo”. Além de revelar novas escrituras, Joseph Smith foi incumbido de fazer o trabalho da restauração da verdadeira Igreja de Deus, conhecida como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou a Igreja Mórmon.
Finalmente, o divino chamado de profetas continua hoje em dia. Os Mórmons acreditam que cada Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde Joseph Smith é um profeta, vidente e revelador. Além do Presidente, existem também dois conselheiros e doze Apóstolos, e até mesmo Setentas, se espelhando na organização que Jesus Cristo estabeleceu cerca de 2.000 anos atrás. Esses bons homens trabalham continuamente para trazer pessoas a Cristo, para encorajar e fortalecer as pessoas em sua decisão de seguir os ensinamentos e o exemplo de Cristo. Nosso Pai Celestial está ativamente engajado no trabalho de salvação para Seus filhos, usando Seus profetas e Sua Igreja para o avanço dessa causa.
Para se tornar e manter convicto desses fatos, através do poder do Espírito Santo, é o que todos os membros da Igreja Mórmon são fortemente encorajados a fazer. Pessoas de outras religiões também são convidadas a colocar o Mormonismo em teste e ver se eles não ganham os seus próprios testemunhos de Cristo e sua verdadeira Igreja e evangelho. Para todos os que procuram a verdade de forma honesta e diligente, o teste não é tão difícil. Ele envolve orações fervorosas do coração e fé, estudo das escrituras, e obediência aos mandamentos. O Pai Celestial ouvirá as súplicas pela verdade e responderá a oração no Seu devido tempo e maneira.