sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Palavra de Sabedoria

,

Uma das características mais distintivas da religião Mórmon é o seu código de saúde, conhecido como a Palavra de Sabedoria. Esse código foi dado como revelação divina para o profeta Joseph Smith em 1833, depois que ele ponderou e orou sobre o fato que seus amigos na liderança da Igreja Mórmon tinham o hábito de mastigar tabaco nas reuniões, frequentemente deixando uma grande bagunça para ser limpa depois.
É interessante notar que muitas das revelações na A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ou Igreja Mórmon) tenham vindo de maneira semelhante. Frequentemente nosso amado Pai Celestial espera que seus filhos comecem a ponderar sobre um assunto específico que possui uma fonte de preocupação ou de incerteza. Ele permite que tenham tempo para perceber por si mesmos que existe algo faltando em suas vidas ou em seus conhecimentos, ou apenas depois que eles procuraram respostas fervorosamente em espírito de oração, o Senhor concede um crescimento em seus conhecimentos. Tal foi o caso quando Joseph Smith ofereceu sua oração, ponderando qual das muitas igrejas Cristãs deveria ser a verdadeira. Deus escolheu aquele momento para derramar grande luz e revelação sobre Joseph Smith, verdadeiramente aparecendo para ele, juntamente com o Seu Filho, o Salvador ressurreto, Jesus Cristo. Talvez Deus em Sua sabedoria saiba que uma pessoa tem muito mais chances de seguir os seus conselhos do que uma pessoa que já chegou à sua própria conclusão, que lhe falta doutrinas ou práticas que possam provar ser benéficas.
Graças ao desejo sincero de Joseph Smith de procurar a verdade, temos o evangelho restaurado de Cristo e também temos a Palavra de Sabedoria, introduzida bem antes das comunidades científicas modernas concederem à idéia que certos passatempos humanos podem ser bastante perigosos. Isso inclui o uso de café e chá preto, tabaco (tanto mascando quanto fumando), álcool, e os vários narcóticos e drogas ilegais que tem se tornado mais prevalentes no mundo atual.
Inúmeros indivíduos em todo o mundo estão sofrendo os efeitos do alcoolismo, e suas famílias sofrem juntamente com eles através das freqüentes conseqüências, como a violência doméstica, divórcio, incapacitação financeira, e doenças mortais bem como acidentes automotivos devido à embriaguez. A embriaguez também tem grande parte em estupros, comportamentos e fala agressiva. O tabaco e drogas ilícitas induzem grande dependência física, social e degradação mental. Até mesmo o café e o chá contêm substancias viciosas e que prejudicam o homem, e as pessoas confiam nelas como uma muleta para levantarem pela manhã e para se socializar com os amigos. Os efeitos negativos de curto e longo prazo de usar essas substâncias estão ficando cada vez mais evidentes.
A mensagem reveladora enviada por Deus sobre tais coisas contém, como uma declaração introdutória, palavras de aviso pertinentes aos “… desígnios maus que existem e que existirão nos corações de homens conspiradores nos últimos dias”. De fato, vícios e ruína financeiras não são nenhum acidente porque as indústrias que fornecem álcool, tabaco, e drogas prosperam.
Esperançosamente, as pessoas reconhecerão mais, com o passar do tempo, os benefícios de parar de usar cigarros, e outras substâncias prejudiciais. Muitos começaram a fazer melhores escolhas sobre tais coisas, quer acreditem que seja de Deus ou não.
Se as pessoas entendessem que a vontade de Deus é de fato para o nosso bem. O Senhor quer que seus filhos sejam saudáveis fisicamente. Mais ainda, Ele quer que sejamos espiritualmente saudáveis. Ele declara nas escrituras modernas: “… e em nenhum tempo dei eu a vós uma lei temporal… pois meus mandamentos são espirituais”. Os Mórmons observam muitos mandamentos os quais podem parecer ter apenas implicações temporais (físicas), incluindo a Palavra de Sabedoria, armazenamento de alimento para emergência, oferecer dinheiro e alimento para os necessitados, castidade e fidelidade, e o dever dos pais em cuidar do bem-estar físico dos seus filhos. Ainda assim essas práticas nos permitem mostrar humildade, obediência, e o dever para com Deus; elas nos ensinam a andar em equilíbrio e temperança e a nos preparar em todas as coisas; elas aumentam o nosso amor; e elas fortalecem nossa resolução de seguir a Deus em todas as coisas.

0 comentários to “A Palavra de Sabedoria”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates