sexta-feira, 20 de maio de 2011

Obediência

,
Os Mórmons são ensinados que a obediência é a primeira lei dos céus. Para progredir com sucesso nesta vida, homens e mulheres precisam viver de acordo com as verdades que vem do Senhor.
A obediência é para o nosso benefício, como Deus expressou em Jeremias 7:23 “Mas isso lhes ordenei, dizendo: Daí ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem”.
Os Mórmons acreditam que a obediência é crucial para provar sua fidelidade ao Senhor. Quando uma pessoa é desobediente, ele pára o seu progresso e fere o seu relacionamento com o Pai Celestial. Jeremias 7:24 ilustra esse fato: “Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante”. Essa passagem trás um ponto crucial da doutrina Mórmon: todas as pessoas na Terra – todo filho de Deus – precisam colocar a vontade de Deus acima de suas próprias. Quando as pessoas começam a pensar que podem viver sem a orientação do Senhor, eles perdem a visão do caminho que leva a felicidade.
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5). O entendimento limitado de indivíduos na Terra não podem nunca exceder o conhecimento perfeito do Senhor. O Mormonismo ensina que a obediência é mais fácil quando se tem em mente que o Senhor sabe o que é melhor pra nós.
Os Mórmons também acreditam que bênçãos vêm para aqueles que são obedientes. Assim como homens e mulheres recebem benefícios por obedecer às leis do país e às leis naturais, assim também as pessoas recebem bênçãos por obedecer às leis espirituais.
Um componente chave da crença Mórmon tem haver com o relacionamento entre a obediência e as bênçãos. Os Mórmons entendem que o Senhor é infalivelmente confiável, um Ser perfeito que nunca voltará atrás em suas promessas. Ele estabeleceu leis específicas para que, através da nossa obediência a essas leis, pudéssemos ser felizes. Ele cumprirá suas promessas feitas para os Seus filhos aqui na Terra, em seu devido tempo. Nas escrituras modernas Deus declara: “Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma” (Doutrina e Convênios 82:10); e uma outra passagem declara: “E quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia” (Doutrina e Convênios 130:21).
É importante se lembrar, portanto, que o Senhor está obrigado (e o faz alegremente) a abençoar os seus filhos quando eles são obedientes, mas a desobediência reciprocamente trará dor, pois o Senhor não pode abençoar os desobedientes.
O Senhor tem revelado informações importantes sobre bênçãos específicas de obediência. Todas as pessoas desejam mais conhecimento e inteligência, e os Mórmons acreditam que “[…] se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagem no mundo futuro” (Doutrina e Convênios 130:19). Essa vida é verdadeiramente um período probatório onde podemos obter resultados reais e recompensas reais devido ao nosso comportamento adequado.
A obediência é importante para termos progresso e para aprender com as experiências que o Senhor tem preparado para Seus filhos aqui na Terra. Os Mórmons acreditam que frequentemente o Senhor tenta a fé de seus servos através de teste de obediência. Podemos não entender as razões pelas quais o Senhor nos pede para obedecer a determinados mandamentos. O livro de Moisés, capítulo 5 (no livro de escrituras Mórmons, chamado Pérola de Grande Valor), descreve o primeiro homem na Terra, Adão, aparecendo nessa situação de obedecer sem saber o porquê. Foi-lhe dado o mandamento de oferecer sacrifício animal ao Senhor sem ele saber o porquê e ele assim o fez. Mais tarde o Senhor lhe enviou um anjo e lhe explicou o motivo.
Muitos mandamentos divinos, tais como a lei de sacrifício, são dadas por razões que somente o Senhor sabe. É por isso que a obediência é necessária. É impossível para os filhos de Deus entender todas as razões para cada mandamento; os homens e mulheres da Terra não podem entender todos os mistérios do Senhor. Mas eles podem mostrar a sua fidelidade e diligência por sempre obedecer aos mandamentos divinos. É assim também que homens e mulheres aprendem humildade, um outro importante atributo divino.
O Mormonismo ensina que esta humildade necessária pode ser comparada a natureza de uma criança. Cada pessoa é encorajada a “[…] [se tornar] santo pela expiação de Cristo, o Senhor; e [se tornar] como uma criança, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criança se submete a sue pai” (Mosias 3:19).
No fim, as pessoas receberão respostas e recompensas. Foi concedido a Adão uma visita angelical por sua obediência, e ele aprendeu o que o seu sacrifício era um simbolismo do futuro sacrifício do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo. Os Mórmons sabem que à medida que exercitam a sua obediência ao Salvador, eles progridem mais e o Senhor os abençoa.

0 comentários to “Obediência”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates