segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Doutrina e Teologia Mórmon

,
A teologia Mórmon começa antes da criação do mundo. Existíamos antes de nascermos aqui na Terra. Os Mórmons acreditam que uma pessoa é formada de corpo e espírito, e os espíritos de toda a humanidade viviam nos céus antes da criação do mundo. Deus, nosso Pai Celestial, propôs um plano para Seus filhos espirituais para o seu progresso eterno. Na Teologia Mórmon esse plano é chamado de “Plano de Salvação”. Esse plano propunha que os espíritos do céu fossem enviados a Terra para receber um corpo e enfrentar tentações e dificuldades. Para vencer esses desafios, e para podermos voltar novamente a morar com Deus após a vida mortal, foi providenciado um Salvador. Jesus Cristo, o espírito primogênito do Pai Celestial, concordou em agir como o Salvador do plano do Pai Celestial, e daria toda a glória para o Pai. Lúcifer também foi um dos filhos espirituais de Deus. Ele também propôs um plano alternativo. Em seu plano, os mortais não teriam o arbítrio. O arbítrio é o que dá direito aos homens de escolher o que é certo e o que é errado, assim fazendo com que tenhamos progresso. Lúcifer queria banir as escolhas e as responsabilidades, salvar todo mundo e receber toda a glória. Por causa dessa rebelião, Lúcifer foi expulso dos céus com um terço dos espíritos celestiais que o seguiram. Eles se tornaram o diabo e seus anjos, e são eles quem tenta toda a humanidade, tentando nos transformar tão miserável quanto ele próprio. 

A Bíblia é a palavra de Deus na Teologia Mórmon. Como está escrito em Gênesis, Jesus Cristo criou a Terra pelo poder de Deus, e colocou Adão, e então Eva, no Jardim do Éden. Depois da transgressão de Adão e Eva, eles foram expulsos do Jardim do Éden para um mundo decaído. Foi ensinado a Adão o plano de salvação por anjos do Senhor e então ele passou os ensinamentos desse plano para os seus filhos. Assim começa a sucessão patriarcal dos profetas como se encontra registrado no Velho Testamento. O Novo Testamento registra o ministério do Salvador e Seu sacrifício, o qual vence os efeitos da Queda e faz com que seja possível para toda a humanidade ser levada de volta pra a presença de Deus. O que difere a teologia Mórmon das outras igrejas Cristãs e Evangélicas é a crença que a igreja de Jesus Cristo é que a igreja organizada pelos apóstolos foi destruída no primeiro século por perseguição, martírios e apostasia. A autoridade de pregar e administrar o evangelho, o qual foi dado por Jesus Cristo à seus apóstolos, para a salvação do mundo, passou a não existir mais com a morte dos seus apóstolos.

De acordo com a Teologia Mórmon, Joseph Smith recebeu uma visão onde ele viu Deus, o Pai e Jesus Cristo, na primavera de 1820. Através disto, e muitas outras visões angelicais, Joseph Smith foi chamado como um profeta moderno e apóstolo de Jesus Cristo, e foi-lhe concedido o sacerdócio, ou seja, a autoridade para agir em nome de Deus na Terra, e que havia se perdido por aproximadamente 1800 anos. Por meio dessa autoridade, ele organizou A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1830. A teologia Mórmon é inflexível em afirmar que os céus não estão fechados; revelações, visões e milagres ainda existem hoje em dia. É por causa de revelações modernas e profetas modernos, como Joseph Smith, que a teologia Mórmon aceita escrituras adicionais a Bíblia como a palavra de Deus.

O Livro de Mórmon não substitui a Bíblia na teologia Mórmon, mas é um volume que testifica das verdades lá escrita. No Livro de Mórmon contém os registros do povo de Deus no continente Americano. A teologia Mórmon também aceita o livro Doutrina e Convênios, onde estão registradas as revelações dadas a Joseph Smith e seus sucessores, e a Pérola de Grande Valor, os escritos de Moisés, Abraão e outros, traduzidos por Joseph Smith. As palavras dos profetas vivos são tão importantes como escrituras hoje como eram antigamente, e as palavras dos profetas e dos Doze Apóstolos atuais da igreja são continuamente publicadas e transmitidas para toda a igreja no mundo todo.

Os templos de Deus são o foco da teologia Mórmon. nos templos uma pessoa recebe instruções maiores do evangelho de Jesus Cristo e faz convênios com Deus em adição aos convênios batismais. Através da obediência a esses convênios todas as pessoas que já viveram nessa terra podem se tornar dignas de voltar a presença de Deus e “tudo o que [o] Pai possuir ser-lhes-á dado” (D&C 84:38). Isso é um promessa de Deus na teologia Mórmon – todos os homens tem o potencial de ser tornar Deuses um dia. O Plano de Salvação foi criado com esse fim.

0 comentários to “Doutrina e Teologia Mórmon”

Postar um comentário

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates