segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Doutrina e Teologia Mórmon

,
A teologia Mórmon começa antes da criação do mundo. Existíamos antes de nascermos aqui na Terra. Os Mórmons acreditam que uma pessoa é formada de corpo e espírito, e os espíritos de toda a humanidade viviam nos céus antes da criação do mundo. Deus, nosso Pai Celestial, propôs um plano para Seus filhos espirituais para o seu progresso eterno. Na Teologia Mórmon esse plano é chamado de “Plano de Salvação”. Esse plano propunha que os espíritos do céu fossem enviados a Terra para receber um corpo e enfrentar tentações e dificuldades. Para vencer esses desafios, e para podermos voltar novamente a morar com Deus após a vida mortal, foi providenciado um Salvador. Jesus Cristo, o espírito primogênito do Pai Celestial, concordou em agir como o Salvador do plano do Pai Celestial, e daria toda a glória para o Pai. Lúcifer também foi um dos filhos espirituais de Deus. Ele também propôs um plano alternativo. Em seu plano, os mortais não teriam o arbítrio. O arbítrio é o que dá direito aos homens de escolher o que é certo e o que é errado, assim fazendo com que tenhamos progresso. Lúcifer queria banir as escolhas e as responsabilidades, salvar todo mundo e receber toda a glória. Por causa dessa rebelião, Lúcifer foi expulso dos céus com um terço dos espíritos celestiais que o seguiram. Eles se tornaram o diabo e seus anjos, e são eles quem tenta toda a humanidade, tentando nos transformar tão miserável quanto ele próprio. 

A Bíblia é a palavra de Deus na Teologia Mórmon. Como está escrito em Gênesis, Jesus Cristo criou a Terra pelo poder de Deus, e colocou Adão, e então Eva, no Jardim do Éden. Depois da transgressão de Adão e Eva, eles foram expulsos do Jardim do Éden para um mundo decaído. Foi ensinado a Adão o plano de salvação por anjos do Senhor e então ele passou os ensinamentos desse plano para os seus filhos. Assim começa a sucessão patriarcal dos profetas como se encontra registrado no Velho Testamento. O Novo Testamento registra o ministério do Salvador e Seu sacrifício, o qual vence os efeitos da Queda e faz com que seja possível para toda a humanidade ser levada de volta pra a presença de Deus. O que difere a teologia Mórmon das outras igrejas Cristãs e Evangélicas é a crença que a igreja de Jesus Cristo é que a igreja organizada pelos apóstolos foi destruída no primeiro século por perseguição, martírios e apostasia. A autoridade de pregar e administrar o evangelho, o qual foi dado por Jesus Cristo à seus apóstolos, para a salvação do mundo, passou a não existir mais com a morte dos seus apóstolos.

De acordo com a Teologia Mórmon, Joseph Smith recebeu uma visão onde ele viu Deus, o Pai e Jesus Cristo, na primavera de 1820. Através disto, e muitas outras visões angelicais, Joseph Smith foi chamado como um profeta moderno e apóstolo de Jesus Cristo, e foi-lhe concedido o sacerdócio, ou seja, a autoridade para agir em nome de Deus na Terra, e que havia se perdido por aproximadamente 1800 anos. Por meio dessa autoridade, ele organizou A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1830. A teologia Mórmon é inflexível em afirmar que os céus não estão fechados; revelações, visões e milagres ainda existem hoje em dia. É por causa de revelações modernas e profetas modernos, como Joseph Smith, que a teologia Mórmon aceita escrituras adicionais a Bíblia como a palavra de Deus.

O Livro de Mórmon não substitui a Bíblia na teologia Mórmon, mas é um volume que testifica das verdades lá escrita. No Livro de Mórmon contém os registros do povo de Deus no continente Americano. A teologia Mórmon também aceita o livro Doutrina e Convênios, onde estão registradas as revelações dadas a Joseph Smith e seus sucessores, e a Pérola de Grande Valor, os escritos de Moisés, Abraão e outros, traduzidos por Joseph Smith. As palavras dos profetas vivos são tão importantes como escrituras hoje como eram antigamente, e as palavras dos profetas e dos Doze Apóstolos atuais da igreja são continuamente publicadas e transmitidas para toda a igreja no mundo todo.

Os templos de Deus são o foco da teologia Mórmon. nos templos uma pessoa recebe instruções maiores do evangelho de Jesus Cristo e faz convênios com Deus em adição aos convênios batismais. Através da obediência a esses convênios todas as pessoas que já viveram nessa terra podem se tornar dignas de voltar a presença de Deus e “tudo o que [o] Pai possuir ser-lhes-á dado” (D&C 84:38). Isso é um promessa de Deus na teologia Mórmon – todos os homens tem o potencial de ser tornar Deuses um dia. O Plano de Salvação foi criado com esse fim.

domingo, 30 de outubro de 2011

"Questão mórmon" pode perseguir candidatura de Romney nos EUA

,
Por Ros Krasny


BOSTON (Reuters) - O republicano Mitt Romney lançou-se à sua segunda campanha à Presidência dos Estados Unidos, com um aparato menor e uma mensagem centrada nos problemas econômicos do país.
A "questão mórmon", porém, ainda vale para o ex-governador de Massachusetts: será que os norte-americanos estão prontos para colocar um mórmon na Casa Branca?

Pesquisas indicam que os eleitores norte-americanos aceitam mais a ideia agora do que quando Romney se lançou pela primeira vez como candidato, em 2008. Nos extremos, entretanto, muitos ainda desconfiam dos mórmons.
Uma pesquisa da Universidade Quinnipiac desta semana indicou que os eleitores se sentem menos confortáveis com a ideia de um presidente mórmon do que um líder de qualquer outra religião, sem ser a muçulmana, ou ateu.

"O fato de que menos da metade dos eleitores têm um opinião favorável sobre a religião provavelmente se tornará uma questão política com a qual o governador Romney terá de lidar", disse Peter Brown, do Instituto de Pesquisas da Universidade Quinnipiac, em Connecticut.

Romney tem laços mais estreitos com o mormonismo do que outros mórmons da política norte-americana, como o líder democrata do Senado, Harry Reid, e Jon Huntsman, seu possível rival republicano na indicação do partido.

Integrante da quinta geração de religiosos -- seus antepassados já estavam envolvidos com a religião em meados da década de 1850 --, Romney é ex-bispo do templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Massachusetts.

Romney, porém, cuja mensagem de campanha vem ganhando força entre os eleitores, tem buscado evitar ser definido pela religião.

"Eu separo muito bem as questões de fé pessoal da liderança que uma pessoa tem de ter no sentido político", disse o republicano numa entrevista à CNN esta semana.
"Você não começa a aplicar as doutrinas de uma religião à responsabilidade de guiar uma nação ou um Estado."

Fonte: http://br.reuters.com

LDS Online Store

,

Online Store

A partir do dia 31 de outubro de 2011, o Centro Global de Serviços 0800-891-4253 (GSC) e a Online Store ficarão disponíveis para os membros e líderes no Brasil. O lançamento desses dois serviços oferecerá aos membros do Brasil a possibilidade de adquirir, por meio da Internet, produtos e materiais oficiais da Igreja, tanto para uso pessoal quanto eclesiástico.

Fonte: http://store.lds.org

Conheça Para o Vigor da Juventude

,

Participe da Obra Missionária

,
"E todo o que for prevenido deverá prevenir o seu próximo" D&C 88:81
"Meus eleitos ouvem a minha voz e não endurecem seus corações" D&C 29:7
"... só estão afastados da verdade, por não saberem onde encontrá-la" D&C 123:12

     Como membros da igreja podemos dar oportunidade a muitas pessoas de conhecer o evangelho de Jesus Cristo. O capítulo 33 do livro Princípios do Evangelho trata sobre a "Obra Missionária" e explica como ajudar aqueles que ainda não conhecem a igreja.

     Há muitas formas de participar deste trabalho, uma maneira simples é indicar este site a um amigo, parente, colega ou vizinho; através de nosso exemplo, da leitura e da ajuda dos missionários, eles poderão tornar-se membros da Igreja de Jesus Cristo.

Material para divulgação do site:



LISTA DE VERBETES POR ORDEM ALFABÉTICA SACERDÓCIO AARÔNICO

,
O sacerdócio menor (Heb. 7:11–12; D&C 107:13–14). Seus ofícios são: bispo, sacerdote, mestre e diácono (D&C 84:30; 107:10, 14–15, 87–88). Antigamente, sob a lei de Moisés, nele havia sumos sacerdotes, sacerdotes e levitas. O Sacerdócio Aarônico foi revelado a Moisés porque os israelitas antigos se revoltaram contra Deus. Eles recusaram-se a ser santificados e a receber o Sacerdócio de Melquisedeque e suas ordenanças (D&C 84:23–25). O Sacerdócio Aarônico encarrega-se das ordenanças exteriores da lei e do evangelho (I Crôn. 23:27–32; D&C 84:26–27; 107:20). Possui as chaves do ministério de anjos, do evangelho do arrependimento e do batismo (D&C 13). O Sacerdócio Aarônico foi restaurado na Terra, nesta dispensação, em 15 de maio de 1829, quando João Batista o conferiu a Joseph Smith e Oliver Cowdery, às margens do Rio Susquehanna, perto de Harmony, Pensilvânia, nos Estados Unidos da América. (D&C 13; JS—H 1:68-73).
E ele terá o concerto do sacerdócio perpétuo, Núm. 25:13. O Senhor purificará os filhos de Levi e os afinará, Mal. 3:3 (3 Né. 24:3). Ninguém toma para si esta honra, Heb. 5:4. A perfeição não vem pelo Sacerdócio Levítico, Heb. 7:11. Este sacerdócio nunca mais será tirado da Terra, até que os filhos de Levi tornem a fazer, em retidão, uma oferta, D&C 13:1. Joseph Smith e Oliver Cowdery foram ordenados ao Sacerdócio Aarônico, D&C 27:8. O sacerdócio menor contém a chave do ministério de anjos, D&C 84:26 (13:1). Há dois sacerdócios, a saber: o de Melquisedeque e o Aarônico, D&C 107:1. O segundo sacerdócio chama-se Sacerdócio de Aarão, D&C 107:13.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONFERÊNCIA

,
Em breve estaremos postando um resumo da conferência!

COMUNICADO

,



Gostaríamos de informar que nosso blog passou alguns dias sem postagens e queremos comunicar-lhes que estaremos com novas postagens um aspecto de notícias mais novo e inovador.

E gostaríamos de pedir desculpas aos nossos leitores e dizer que vamos voltar a todo vapor.
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates