O programa dos Rapazes é muitas vezes chamado de Sacerdócio Aarônico, uma vez que a maioria desses rapazes portam algum ofício desse sacerdócio. Assim como o programa das Moças, o programa dos Rapazes os ajuda a lidar com as pressões sociais que eles enfrentam a cada dia. Através desse programa eles aprendem importantes lições sobre dignidade pessoal, respeito pelas mulheres, fé em Jesus Cristo, e serviço. O propósito desse programa é ajudar os rapazes a:
- Converter-se ao evangelho de Jesus Cristo e viver de acordo com Seus ensinamentos.
- Servir fielmente nos chamados do sacerdócio e cumprir as responsabilidades dos ofícios no sacerdócio.
- Servir de forma significativa.
- Preparar-se e viver de modo digno para receber o Sacerdócio de Melquisedeque e as ordenanças do templo.
- Preparar-se para servir honrosamente em uma missão de tempo integral.
- Adquirir toda a instrução que lhe for possível.
- Preparar-se para se tornar um marido e pai digno.
- Ter o devido respeito para com as mulheres, moças e crianças.
- Diáconos (idade entre 12 e 13 anos)
- Mestres (idade entre 14 e 15 anos)
- Sacerdotes (idade entre 16 e 17 anos)
Cada grupo tem os seus próprios líderes escolhidos dos próprios rapazes, e homens adultos são chamados para supervisionar as atividades e os aconselhar. É esperado dos jovens que eles planejem e realizem muitas atividades por si mesmos, com a supervisão dos adultos chamados para supervisioná-los. Todos os rapazes devem trabalhar para obter o medalhão Dever Para com Deus, o qual requer anos de trabalho. Para obter esse medalhão os rapazes precisam orar e estudar as escrituras regularmente, participar das reuniões da Igreja regularmente, estabelecer e cumprir metas educacionais, físicas, sociais, e devem servir a outras pessoas.
Os Rapazes também tem atividades durante a semana chamada Mutual. Na América do Norte e em alguns outros paises, essas atividades são frequentemente associados com os escoteiros (o que não é o caso do Brasil). Os rapazes frequentemente praticam esportes, realizam projetos de serviço, fazem acampamentos, etc. Nos domingos os rapazes e as moças da mesma faixa etária têm aulas juntos na Escola Dominical.
Alguns anos atráz a Igreja Mórmon publicou um panfleto chamado Para o Vigor da Juventude. Esse panfleto trata de assuntos como namoro, aparência pessoal e modéstia, a influencia da mídia e da internet e a importância de um forte relacionamento com Jesus Cristo. Esse panfleto pode ser encontrado online, ou pode ser pego gratuitamente em qualquer capela da Igreja Mórmon.
Fonte: www.missionariosmormons.org