JUVENTUDE
Por todo o mundo as comunidades de Santos dos Últimos Dias, dedicam um tempo considerável ao bem-estar da juventude e dos jovens. A Igreja estabeleceu um dos programas de apoio mais abrangentes colocado à disposição dos jovens, assegurando que eles se tornem bons pais, cidadãos nobres e contribuintes de valor para as aldeias, cidades e países onde morem. As actividades para jovens Santos dos Últimos Dias são brevemente descritos mais abaixo.
Gordon B. Hinckley, o Presidente da Igreja, tem dito com frequência que no serviço religioso é mais apropriado colocar uma cerca no topo de um penhasco, do que uma ambulância na sua base. Referia-se à necessidade de prover assistência adequada e encorajamento aos jovens, antes que as situações surjam nas suas vidas, levando-os a desafios prolongados e disfunções. Prevenção, disse ele, é sempre melhor do que a cura. Ajudar os jovens a preparar-se com sucesso para a vida é um importante dever dos membros adultos da Igreja.
1. Servir no Sacerdócio. Rapazes valorosos são ordenados em diversos chamados no “Sacerdócio Aarónico” nas idades de 12, 14 e 16 anos. Uma das responsabilidades primárias dos líderes no programa dos Rapazes é ajudá-los a assumir as responsabilidades do sacerdócio e a ter um testemunho de Jesus Cristo. Depois dos 18, eles são ordenados ao ofício de Élder no “Sacerdócio de Melquisedeque”.
2. Moças. O objectivo do programa das Moças é ajudar as jovens adolescentes a ter um testemunho de Jesus Cristo e a desenvolver habilidades que as preparem para os seus papéis futuros como mulheres na Igreja e membros participantes na sociedade.
3. Programa das Mutuais
Uma noite por semana, os jovens entre os 12 e os 17 juntam-se para participar numa actividade ou programa de serviço, sob a orientação de conselheiros adultos e de companheiros líderes.
4. Noite Familiar. Os pais Santos dos Últimos Dias são encorajados a dedicar cada noite de Segunda-feira em exclusivo a si próprios e aos seus filhos. Eles juntam-se para actividades, lições, comida, música, orações e divertimento.
5. Oportunidades de Liderança. Rapazes e moças são chamados para liderar nos quóruns do sacerdócio e classes de Moças. Nestes chamados eles são auxiliados por líderes adultos a prestar serviço e a cuidar do seu grupo de companheiros.
6. Programa de Dever para com Deus. A organização dos Rapazes prepara-os para as obrigações futuras nas suas famílias, vida pessoal e comunitária, através do programa de realização chamado “Dever para com Deus”.
7. Programa de realização de Progresso Pessoal. As moças participam num programa de realização chamado “Progresso Pessoal”, cumprindo objectivos em sete áreas de valor: fé, natureza divina, valor individual, conhecimento, escolhas e responsabilidades, boas obras e integridade.
8. Entrevistas regulares com os bispos locais e líderes dos jovens. Um dos relacionamentos mais importantes que um rapaz ou moça pode ter é com o seu bispo. O bispo entrevista os jovens regularmente para ajudá-los no seu desenvolvimento pessoal e guiá-los nos seus desafios. Entrevistas semelhantes são realizadas com outros líderes adultos.
9. Seminário e Instituto. Todas as manhãs, durante 50 minutos antes da escola, jovens entre as idades de 14-17 assistem às classes de Seminário, onde lhes são ensinados os princípios do evangelho pelas escrituras. Os jovens adultos assistem a classes de doutrina semanais que complementam o seu estudo pessoal das escrituras.
10. Missões de tempo integral para jovens solteiros. Uma das mais importantes oportunidades de envolvimento comunitário, disponível para os jovens, é a de servir numa missão de tempo integral, quer seja no próprio país natal, quer seja no estrangeiro. Estas missões, que começam aos 19 para os homens e aos 21 para as mulheres, envolvem o proselitismo e o serviço público.
11. Ensino no lar e visitas. Uma das responsabilidades dos jovens sacerdotes é a de ensinar os membros nos seus lares e de receber contribuições para os pobres. Toda a juventude recebe também visitas dos seus mestres familiares (membros masculinos) e professoras visitantes (membros femininos), para guiar as suas famílias na vivência do evangelho. Através deste importante programa, nenhum membro da Igreja deverá ser abandonado durante épocas de dificuldade.
12. Projectos de serviço
A juventude e os jovens adultos Santos dos Últimos Dias envolvem-se em actividades concertadas de programas de serviço com membros de outras religiões. A Igreja acredita que os cristãos de todas as idades têm a obrigação de ajudar e assistir os necessitados, independentemente da sua religião ou cultura.
13. Actividades sociais tais como bailes mensais na Igreja. Um extenso programa social é desenvolvido para a juventude e para os jovens adultos para auxiliá-los a desenvolver habilidades sociais e a relacionarem-se com o sexo oposto em preparação para o matrimónio.
14. Acampamentos anuais. Os jovens aprendem valiosas habilidades e são premiados através dos programas de acampamento para Rapazes e Moças.
15. Actividades desportivas. Tal como as actividades sociais, as actividades desportivas também ajudam a juventude e os jovens adultos a desenvolver a autoconfiança e habilidades que podem ser úteis em outras áreas na sua vida.
16. Participação na história da família e serviço no templo. Os jovens são encorajados a estudar a história da sua família e a aprender sobre os seus antepassados. Fazê-lo ajuda-os a compreenderem-se melhor a si próprios e à sua família mais próxima. Eles frequentam o templo para realizar importantes cerimónias por aqueles que já morreram e não tiveram essa oportunidade nesta vida.
17. Discursos nas reuniões de Domingo. Toda a juventude e os jovens adultos são convidados a discursar nas reuniões sacramentais, o principal serviço religioso da Igreja. Isto ajuda os jovens a sentir o Espírito Santo e a ganhar confiança para estar em público.
18. Workshops para planeamento de carreira. Os líderes adultos convidam com frequência conselheiros profissionais para falar aos seus jovens sobre os seus planos para a educação e carreira profissional.
19. Para o Vigor da Juventude. A Igreja tem muitas publicações para a juventude e jovens adultos, para ajudá-los a compreender a importância da castidade, honestidade, integridade, modéstia, serviço, arrependimento e outros princípios importantes para viver bem. Uma das mais importantes chama-se “Para o Vigor da Juventude”.